1- Garota de Ipanema 2-O Amor em Paz 3-Agua de Beber 4-Vivo sonhando 5-O Morro Não Tem Vez 6-Insensatez 7-Corcovado 8-Samba de Uma Nota Só 9-Meditação 10-Só Danço Samba 11-Chega de Saudade 12-Desafinado
2 comentários:
Anônimo
disse...
Em quase todas as páginas na internet visitadas por mim verifiquei uma falha imperdoável. Na ficha técnica é citado todos os participantes na gravação e edição do disco. Na gavadora Verve, na página do álbum, http://www.vervemusicgroup.com/artist/releases/default.aspx?pid=10148&aid=2829 tambem não aparece o nome de Edison Machado (Bateria). Fiz inscrição no site para postar uma mensagem de correção, mas não foi possível, devido a erro do servidor. A mensagem é a seguinte:
Português BR: -------------------------
Personnel:
-Claus Ogerman (arrangements and conduction) - Antonio Carlos Jobim (piano, guitar) - Jimmy Cleveland (trombone) - Leo Wright (flute) - George Duvivier (bass) - Edison Machado (drums)
Não podemos esquecer da participação de um grande músico brasileiro, Edison Machado que na bateria conduz a percussão, com o compasso e batida características da Bossa Nova. Edison Machado serviu de inspiração e de modelo para muitos dos percussionistas (Drums) do mundo todo, isto porque está presente no primeiro álbum de Antonio Carlos Jobim, "Tom Jobim" como é conhecido no Brasil, sendo este, uma referência de obra prima da Bossa Nova e do moderno Jazz. Descumpem por meu pequeno English.
English: ----------------
Personnel:
-Claus Ogerman (arrangements and conduction) - Antonio Carlos Jobim (piano, guitar) - Jimmy Cleveland (trombone) - Leo Wright (flute) - George Duvivier (bass) - Edison Machado (drums)
We cannot forget the participation of a great Brazilian musician, Edison Machado that in the battery leads the percussion, with the characteristic compass and stroke of the New Bossa. Edison Machado served of inspiration and model for many of the percussionists (Drums) of the world all, this because it is present in the first album of Antonio Carlos Jobim, "Tom Jobim" as it is known in Brazil, being this, a workmanship reference cousin of the Bossa Nova and the modern Jazz. Sorry for my small english.
Em primeiro lugar, em nome de todos os usuários (fique tranqüilo, tenho comigo milhares de Procurações... hehehe...) quero te agradecer por esse Serviço de Utilidade Pública, que é o precioso resgate da História da atuação do Grande Edison Machado que você faz. A maior riqueza cultural deste país, e sua mais importante contribuição para o Planeta, além de seu povo mestiço e original, é sua Música. E ao passo que fora daqui ela é tão respeitada e estudada, essa mesma Música dentro do Brasil é maltratada, entra pela porta dos fundos ou mora na sarjeta. Enquanto isso acontece, os empresários do Mal trazem lixos para nossos melhores palcos, só porque falam com sotaque estrangeiro. E do Grande Edison ninguém das novas gerações de músicos ouvia falar. Mas graças ao que você faz, o material dele, agora, ficou mais acessível. Muito obrigado, mesmo.
Em segundo, quero te pedir uma gentileza: o link do "The Composer of Desafinado Plays - 1965" está inválido. Talvez você ainda tenha esse material, e queria muito ouvir esse maravilhoso disco do Mestre. Acabei de ouvir o Grande João Bosco dizer numa entrevista que esse disco é fantástico e quando fui tentar pegá-lo, vi que seu link estava "quebrado". Agradeço antecipadamente qualquer solução, tá?
Aproveito, e te aviso de outros Links Inválidos: - Love Strings & Jobim (Tom Jobim Apresenta)-1966 - Caymmi encontra Tom – 1964/1965 - TRIBUTO A EDISON MACHADO (Todos os 3 links) - Elis Regina - Samba Eu Canto Assim (1964) - Codó e o Mar (1967)
Em terceiro lugar, na maior festa, uma volta atrás, Rrrruuubiiiinhôôôooo...
O objetivo deste blog não é de comercializar as obras aqui mostradas e sim divulgar o trabalho do baterista Edison Machado e outros que porventura venham a ser mostrados aqui. Não existe nenhum tipo de benefício financeiro direto ou indireto para ninguém. Se por algum motivo, alguém se sentir prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail e ela será retirada.
Nosso objetivo é apenas divulgar o trabalho do maior baterista brasileiro de todos os tempos. Estamos disponibilizando todas as obras que estão fora de catálogo. Pretendemos disponibilizar os videos em que o Edison aparece, tão logo consigamos resolver algumas questões técnicas, já que estão em VHS e a qualidade não é lá muito boa. A discografia está sendo atualizada diáriamente, e as postagens das capas e dos dos discos feita em funçao da disponibilidade das informações e de tempo.
Sobre o Edison (1934-1990)
A bossa nova trouxe os instrumentistas para o primeiro plano e alguns viraram estrelas do movimento como o baterista Edison Machado ( Tárik de Souza)
Um dos mais importantes e esquecidos bateristas brasileiros, Edison Machado é considerado o inventor do samba no prato, foi ele quem começou a tocar samba e bossa nova usando cymbal e pratos. Figura central no surgimento da bossa nova, Edison participou do movimento que surgiu no Beco da Garrafas, demonstrando sua inventividade e técnica em importantes álbuns ao lado de músicos como Tom Jobim, Sérgio Mendes, Victor Assis Brasil, Elis Regina, Edu Lobo, Hélio Delmiro, Don Salvador, entre outros. (site do ejazz)
Gênero que valorizou como poucos o setor instrumental, a bossa nova gerou expoentes em quase todos os instrumentos. O carioca do Engenho Novo Edison Machado, egresso da escola das gafieiras, foi um de seus principais heróis da bateria. (site clubedejazz)
Fui muito influenciado pelo Edison no começo da minha carreira, ele era um dos bateristas que eu mais ouvia. Basicamente, ele mudou a forma de se tocar a música brasileira na bateria. O samba no prato foi só uma das coisas em que ele inovou, mas nem acho que tenha sido a mais importante. Acho até um pouco redutor que as pessoas se lembrem dele só por causa disso. A meu ver, a importância dele é maior, é a concepção moderna que ele deu para a bateria (Pascoal Meirelles, baterista).
"Edison Machado foi uma grande influência para mim no começo da minha carreira. Cheguei a pular o muro de um clube em Bangu para poder vê-lo tocando, já que eu não era sócio. Era um show com o cantor Miltinho, que na época fazia muito sucesso com Mulher de Trinta, mas na verdade quem roubava a cena era o Edison. Ele era um inovador.
(Robertinho Silva, baterista)
Trabalhei com o Edison em 1959 na boate Drink. Nós éramos os dois bateristas da casa e nos revezávamos. Quando cheguei, ele já era profissional, já tinha um nome. Na época ele despontou porque tocava de uma maneira diferente. Edison era muito explosivo, gostava de impor a sua maneira de tocar, tocava pra ele mesmo, e não para os outros. Edison era bastante ousado (Wilson das Neves, baterista)
Edison foi o maior baterista de samba de todos os tempos. O tempo dele no samba no prato e no pé direito é irreprodutível. Ele tinha um suíngue fantástico, e quem quisesse que fosse atrás. Foi, sem dúvida, uma figura de proa na MPB. A música brasileira atual, principalmente o samba, deve muito a Edison (Tião Neto - contrabaixista)
Edison era um músico maravilhoso, de caráter firme. Era muito falador, crítico e exigente (Luiz Carlos Vinhas - pianista)
Toquei com o Edison no último show que ele fez, no People (RJ). Ele foi o papa da bateria moderna no Brasil, da bateria de samba. Era um gênio mesmo. Para mim a bateria brasileira pode ser classificada antes de Edison Machado e depois de Edison Machado (Luiz Alves - contrabaixista).
2 comentários:
Em quase todas as páginas na internet visitadas por mim verifiquei uma falha imperdoável. Na ficha técnica é citado todos os participantes na gravação e edição do disco.
Na gavadora Verve, na página do álbum, http://www.vervemusicgroup.com/artist/releases/default.aspx?pid=10148&aid=2829
tambem não aparece o nome de Edison Machado (Bateria). Fiz inscrição no site para postar uma mensagem de correção, mas não foi possível, devido a erro do servidor.
A mensagem é a seguinte:
Português BR:
-------------------------
Personnel:
-Claus Ogerman
(arrangements and conduction)
- Antonio Carlos Jobim
(piano, guitar)
- Jimmy Cleveland
(trombone)
- Leo Wright
(flute)
- George Duvivier
(bass)
- Edison Machado
(drums)
Não podemos esquecer da participação de um grande músico brasileiro, Edison Machado que na bateria conduz a percussão, com o compasso e batida características da Bossa Nova.
Edison Machado serviu de inspiração e de modelo para muitos dos percussionistas (Drums) do mundo todo, isto porque está presente no primeiro álbum de Antonio Carlos Jobim, "Tom Jobim" como é
conhecido no Brasil, sendo este, uma referência de obra prima da Bossa Nova e do moderno Jazz.
Descumpem por meu pequeno English.
English:
----------------
Personnel:
-Claus Ogerman
(arrangements and conduction)
- Antonio Carlos Jobim
(piano, guitar)
- Jimmy Cleveland
(trombone)
- Leo Wright
(flute)
- George Duvivier
(bass)
- Edison Machado
(drums)
We cannot forget the participation of a great Brazilian musician, Edison Machado that in the battery leads the percussion, with the characteristic compass
and stroke of the New Bossa.
Edison Machado served of inspiration and model for many of the percussionists (Drums) of the world all, this because it is present in the first album
of Antonio Carlos Jobim, "Tom Jobim" as it is known in Brazil, being this, a workmanship reference cousin of the Bossa Nova and the modern Jazz.
Sorry for my small english.
RCT2004Brazil4Ever
Caro Amigo Músico,
Em primeiro lugar, em nome de todos os usuários (fique tranqüilo, tenho comigo milhares de Procurações... hehehe...) quero te agradecer por esse Serviço de Utilidade Pública, que é o precioso resgate da História da atuação do Grande Edison Machado que você faz. A maior riqueza cultural deste país, e sua mais importante contribuição para o Planeta, além de seu povo mestiço e original, é sua Música. E ao passo que fora daqui ela é tão respeitada e estudada, essa mesma Música dentro do Brasil é maltratada, entra pela porta dos fundos ou mora na sarjeta. Enquanto isso acontece, os empresários do Mal trazem lixos para nossos melhores palcos, só porque falam com sotaque estrangeiro. E do Grande Edison ninguém das novas gerações de músicos ouvia falar. Mas graças ao que você faz, o material dele, agora, ficou mais acessível. Muito obrigado, mesmo.
Em segundo, quero te pedir uma gentileza: o link do "The Composer of Desafinado Plays - 1965" está inválido. Talvez você ainda tenha esse material, e queria muito ouvir esse maravilhoso disco do Mestre. Acabei de ouvir o Grande João Bosco dizer numa entrevista que esse disco é fantástico e quando fui tentar pegá-lo, vi que seu link estava "quebrado". Agradeço antecipadamente qualquer solução, tá?
Aproveito, e te aviso de outros Links Inválidos:
- Love Strings & Jobim (Tom Jobim Apresenta)-1966
- Caymmi encontra Tom – 1964/1965
- TRIBUTO A EDISON MACHADO (Todos os 3 links)
- Elis Regina - Samba Eu Canto Assim (1964)
- Codó e o Mar (1967)
Em terceiro lugar, na maior festa, uma volta atrás, Rrrruuubiiiinhôôôooo...
Um grande, terno, grato e brasileiro abraço, do
Guitaoista
Postar um comentário